EnglishItalianoPortuguêsEspañol

Sequestro Internacional de Menores

O que é?

A subtração internacional de menores (ou sequestro internacional), é quando uma criança ou adolescente é transferida de seu país de origem, onde possui residência habitual, para outro país, permanecendo retida por um dos genitores (pai ou mãe), ou responsáveis legais, sem que haja o consentimento de todas as partes.

Mesmo com a transferência do menor para outro país, por exemplo, em uma situação previamente autorizada pela outra parte (como férias, visita à família, etc), a retenção por um período maior que o acordado e a ausência de comunicação ou de resolução para que o retorno do menor aconteça ao país onde possui residência é suficiente para aplicação da Convenção de Haia de 1980.

Dissolução conjugal – atente-se para as questões relativas aos filhos, guarda/visita, local de residência e juiz natural para decidir as questões relativas ao menor. Procure um especialista para evitar o sequestro internacional de criança (mudança de residência sem autorização/retenção ilícita da criança além do período permitido, são situações que configuram a aplicação da Convenção de Haia de 1980).

+ 80 países

É a estimativa do total de países em que o sequestro internacional de menores acontece rotineiramente

+ 88% casos

É o quanto cresceu o número de casos envolvendo sequestro de menores, pelo mundo, nos últimos 10 anos

7 em 10 casos

É a média de vezes em que a mãe é a responsável pelo sequestro e retenção do menor em outro país

Final de ano

É o período mais comum para o sequestro internacional de menores, sobretudo em viagens familiares

Cooperação internacional

Convenção de Haia

O sequestro internacional de menores está presente na Convenção de Haia de 1980 e também na Convenção Interamericana de 1989.

O principal objetivo destes tratados é proteger o bem-estar de crianças em situações de ruptura familiar em que foram transportadas de maneira repentina para outro país, garantindo ferramentas de cooperação internacional para localizá-las e levá-las o mais rápido possível ao país de origem.

Se a criança foi vítima de sequestro internacional de menor nos termos da Convenção de Haia de 1980, nosso escritório é referência global na resolução de casos envolvendo sequestro internacional de menores. Não hesite em entrar em contato se estiver precisando de ajuda.

Se você suspeita que possa estar passando por uma situação envolvendo o sequestro internacional de menores, por favor, entre em contato para que possamos auxiliá-lo a garantir os seus direitos.